Livro: Conversas com Sabor –   Chiacchierate con sapore 

O Livro 

O livro Conversas com Sabor – Chiacchierate con sapore, lançado em 2008, nasceu de um projeto apresentado pela Associação Emiliano Romagnola Bandeirante, aprovado e financiado parcialmente pela Região da Emília Romagna, através da Consulta dos Emiliano-Romagnoli nel Mondo, então sob a Presidência de Silvia Bartolini, que estimula e valoriza iniciativas que façam sair do silêncio as histórias femininas.
A realização do projeto Chiacchierate con sapore que resultou na publicação do referido livro evidencia não só a multiculturalidade no Brasil e a importância da mulher em uma família de imigrantes, mas traz sobretudo depoimentos inconfundíveis do culto às tradições das origens italianas do provo paulista e brasileiro.
O livro, escrito em português e italiano, contém 120 receitas, a maioria delas da culinária italiana e outras de origens diversas que também influenciaram a gastronomia brasileira, sobretudo nas regiões sul e sudeste, centros de imensa variedade étnica e cultural.
As receitas foram cuidadosamente selecionadas dentre as inúmeras executadas, trabalhadas e compiladas durante os longos anos de convivência da autora com sua mãe Argia Milioni, sempre acompanhadas de longas prosas, sobretudo durante as refeições, onde se narravam os acontecimentos familiares. Neste aspecto destaca-se a importância da gastronomia como forma de manutenção das tradições.

Após cada capítulo, a autora através de contos narra episódios históricos da família que eram sempre lembrados por ocasião da preparação dos pratos e após, à mesa, com os familiares e amigos.
Por este motivo, não se trata de apenas um receituário, mas de um livro em que com enfoques micro-históricos de acontecimentos familiares, a autora Miriam Guerrieri presta uma homenagem a sua mãe Argia Milioni, que muito bem representa a importância da mulher em uma família de imigrantes italianos.O livro tem origem em uma singela ideia da autora em oferecer sugestões de receitas da tradição familiar, tendo evoluído para um belo livro com o qual a autora homenageia sua mãe: Argia, neta, filha e nora de italianos, eximia cozinheira, que aprendeu com seus ascendentes o seu vasto conhecimento sobre culinária, e fez deste conhecimento o seu trabalho.

Miriam Maria Guerrieri - autora 

A autora Miriam Maria Guerrieri é formada em Educação Física pela Universidade de São Carlos – SP e em Decoração de Interiores pela Espade – Escola Paulista de Arte e Decoração de São Paulo. Trabalhou por 25 anos na rede particular e estadual de ensino fundamental e médio.
Trabalhou também em projetos educacionais na CENP – Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, em São Paulo: atualmente está aposentada. Há 15 anos presta serviço voluntário na Pastoral da Criança, nas comunidades carentes.
É entusiasta e divulgadora da cultura italiana em Salto com participação ativa nas duas associações italianas da cidade: a centenária Sociedade Italiano Giuseppe Verdi e a Associação Emiliano-Romagnola Bandeirante de Salto e Itu, da qual é a atual Presidente.

Preço do livro e formas de compra 

Livros e Mostras Produzidos

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram