A província de Rimini tem área de 863,6 km2 e possuía em 2022, 339.047 habitantes, sendo dividida em 20 cidades (comunas), tendo Rimini como capital. É a província do norte da Itália localizada mais ao sul. Faz fronteira a sul com a Região do Marche (província de Pesaro e Urbino) e com a República de San Marino, a leste com o mar Adriático, a norte com a província de Forlì-Cesena, a oeste com a Toscana (província de Arezzo).
É uma das mais importantes regiões históricas da Itália, porém, ao mesmo tempo é pouco conhecida. Localiza-se no coração das antigas propriedades da família Malatesta, importante e influente governo feudal que marcou a história entre a Idade Média e o Renascimento.
A província de Rimini foi estabelecida em 1992, destacando-se do território da então província de Forlì que ao mesmo tempo se tornou a província de Forlì-Cesena. As primeiras eleições e a posse do primeiro conselho provincial ocorreram em 1995. Em 2009, expandiu-se para incorporar sete municípios da Alta Valmarecchia: Casteldelci, Maiolo, Novafeltria, Pennabilli, San Leo, Sant'Agata Feltria e Talamello, anteriormente incluído no território da província de Pesaro e Urbino, na região de Marche. Após um referendo local, o parlamento deu luz verde à passagem da região de Marche para Emilia-Romagna.
Em 2021, após um longo processo parlamentar semelhante ao conduzido pelos municípios de Alta Valmarecchia, os municípios de Montecopiolo e Sassofeltrio também passaram a fazer parte da província de Rimini
Pertence à região da Romagna, sendo composta de colinas, cidades, vilarejos e vilas que conservam um rico patrimônio de arte e cultura. Os dois vales (Del Marecchia e Del Conca), que atravessam a região, conservam surpreendentes campos e paisagens. A região se encontra entre o mar e os primeiros montes, lugar onde a hospitalidade está no caráter da gente e a vida sabe ainda ser doce.
Chamada de Terras da Signoria dei Malatesta, o território da Província de Rimini marca o limite entre Emilia-Romagna e a região do Marche, portanto entre a Itália do Norte e a Central. O acesso ao centro das colinas da região é fácil, uma vez que são ligados diretamente à planície e às praias das cidades balneárias.
Um território com uma longa tradição turística, a província de Rimini é famosa pelas estâncias balneares da Riviera Romanha de Rimini, Riccione, Cattolica, Bellaria-Igea Marina e Misano Adriatico, que se estendem ao longo de seus 30 km de costa ao longo do Mar Adriático.
A província de Rimini reúne 27 cidades ou Comunas:Bellaria-Igea Marina, Casteldelci, Cattolica, Coriano, Gemmano, Maiolo, Misano Adriatico, Mondaino,Montecopiolo, Montefiore Conca, Montegridolfo, Montescudo-Monte Colombo, Morciano di Romagna, Novafeltria, Pennabilli, Poggio, Torriana, Riccione, Rimini, Saludecio, San Clemente, San Giovanni in Marignano, San Leo, Sant'Agata Feltria, Santarcangelo di Romagna, Sassofeltrio, Talamello, Verucchio
Na região existe um circuito de Castelos e Vilarejos onde, visitando as fortalezas, os centros históricos, as igrejas e os museus permite-se descobrir um pedaço da história da Itália.
Na paisagem das colinas, as oliveiras e as vinhas deixam frequentemente lugar a pequenos vales selvagens, solitários, ricos de vegetação e de fauna.
Pode-se encontrar na região restaurantes, hotéis fazenda (agriturismo), pousadas e hotéis capazes de satisfazer as exigências em todas as estações do ano. A culinária é muito rica e prazerosa, come-se e bebe-se bem, com um circuito enogastronômico onde a qualidade é um requisito comum e indispensável.
É um lugar onde se encontra a possibilidade de permanecer tranqüilo e de jamais estressar, participando da vida, dos espetáculos, das festas, dos encontros das cidadezinhas que nunca param. Os artesãos têm orgulho das tradições seculares. O mar está a poucos passos.
É a região onde se encontra um modo novo de colocar isto tudo junto e oferecer a um hóspede especial, digno de respeito.